Normas de Monografia


Título IV
Do Trabalho de Conclusão de Curso

Capítulo I

Da Caracterização

Art 52. O Trabalho de Conclusão de Curso –  TCC é uma atividade obrigatória para a conclusão do curso de Pedagogia e pertence ao Núcleo de Diversificação de Estudos.

Art 53. O Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo habilitar o aluno a utilizar metodologia científica adequada à elaboração de um trabalho monográfico que contribua para o seu desenvolvimento profissional.

Art 54. O Trabalho de Conclusão de Curso é uma exigência curricular na formação acadêmica e profissional dos alunos e consiste no desenvolvimento de um trabalho monográfico de pesquisa, individual, estruturado e desenvolvido sobre um tema resultante de processo investigativo.

Capítulo II

Da Orientação

Art 55. O Trabalho de Conclusão de Curso denominado de Monografia é orientado por professores pertencentes ao quadro efetivo do Departamento de Educação.

Parágrafo único – poderão ser convidados professores de outros Departamentos Acadêmicos da UERN para serem co-orientadores mediante apreciação do curriculum vitae pelo orientador.

Art 56. Cabe à Coordenação do Trabalho de Conclusão de Curso publicar a relação dos professores que orientarão os alunos no início de cada semestre letivo em que  o componente for ofertado.

Parágrafo único – os professores designados são denominados de orientadores.

Art 57. Cada professor orientador deve ter entre 02 (dois) ou 03 (três) alunos, podendo chegar ao máximo de 05 (cinco), sendo atribuída a carga horária de 02 (duas) horas por orientando.

Art 58. A carga horária do componente será distribuída entre orientação em grupo, orientação individual e estudos independentes.

§ 1º As horas de orientação são destinadas para discussão de leituras, metodologias, acompanhamento e avaliação sistemática do processo de elaboração do TCC, considerando as características individuais do aluno e as especificidades do trabalho.

§ 2º As horas para os estudos independentes são destinadas ao trabalho de levantamento bibliográfico, leituras, coleta e análise de dados e redação do trabalho.

Art 59. Em caso de descumprimento das responsabilidades do orientador ou do orientando, em casos extremos, poderá haver solicitação de mudança entre ambos após exposição de motivos julgada pela Coordenação do TCC.

Capítulo III

Da Apresentação

Art 60. Os trabalhos monográficos são elaborados e apresentados pelos alunos individualmente.

Art 61. Deve ser redigido em Língua Portuguesa e apresentado conforme as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Art 62. A apresentação do trabalho será por meio de defesa pública.

Capítulo IV

Da Entrega

Art 63. O Trabalho de Conclusão de Curso deve ser entregue, mediante protocolo, em três vias espirais, até 30 (trinta) dias antes do previsto para o encerramento do semestre letivo.

Parágrafo único - deve ser entregue a versão preliminar da monografia ao professor orientador para possíveis correções antes do trabalho ser enviado à Banca Examinadora e somente com a anuência deste poderá ser encaminhado para avaliação.

Art 64. Os alunos, cujos trabalhos obtiveram nota igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero), deverão encaminhar a cópia definitiva com encadernação capa dura, trinta dias após a publicação do resultado, apresentando as devidas correções indicadas pela avaliação.

Capítulo V

Da Avaliação

Art 65. Após a entrega dos trabalhos, serão designados 03 (três) professores, sendo um deles o orientador, para compor a banca examinadora.

Art 66. Os professores examinadores receberão os trabalhos e terão 20 (vinte) dias corridos para sua avaliação, devendo atribuir nota de 0 (zero) a 10 (dez).

Art 67.A nota do TCC será obtida pela média aritmética simples das notas atribuídas individualmente pelos professores examinadores.

Art 68. A nota considerada mínima para aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso é 7,0 (sete vírgula zero), devendo:

I- o aluno cumprir um mínimo de 75% de freqüência nas horas de orientação;

II- o aluno reprovado terá que refazer, em período posterior, seu Trabalho de Conclusão de Curso, nos termos deste regulamento, matriculando-se novamente neste componente curricular.

Parágrafo único -  não haverá revisão da nota do Trabalho de Conclusão de Curso.

Art 69. Na avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso, é considerado:

I- pertinência, qualidade e atualidade do tema apresentado;

II- linguagem científica adequada à norma culta da Língua Portuguesa;

III- aspectos formais do trabalho.

Capítulo VI

Da Coordenação do Trabalho de Conclusão de Curso

Art 70. A coordenação do Trabalho de Conclusão de Curso é exercida por um professor do Departamento de Educação escolhido por seus pares em plenária departamental por um período de dois semestres letivos.

Art 71. São atribuições da Coordenação do TCC:

I- zelar pelo cumprimento destas normas, divulgando-as para os alunos inscritos no componente;

II- elaborar e divulgar a lista dos alunos com seus respectivos orientadores na primeira semana de início do semestre letivo;

III- elaborar quadro descritivo de todos os professores orientadores do departamento e divulgar, semestralmente, a lista dos professores com suas respectivas linhas de pesquisa e disponibilidade de orientação;

IV- oficializar e divulgar as composições das Bancas Examinadoras dos trabalhos monográficos;

VI- receber e distribuir as monografias com os membros da Banca Examinadora observando o cumprimento dos prazos estabelecidos nestas normas;

VII- receber, distribuir e entregar à secretaria da unidade toda a documentação relativa ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, inclusive a via oficial da Monografia;

VIII- encaminhar ao Colegiado do Departamento as dificuldades ou impasses eventualmente surgidos no desenvolvimento das atividades e prazos previstos;

IX- decidir sobre a substituição do professor orientador e pedido de prorrogação de prazo ou, se necessário, remetê-los ao Colegiado.

Parágrafo único - ao professor coordenador do Trabalho de Conclusão de Curso é atribuída carga horária de 10 (dez) horas semanais.


Atualizado por: Gibran Medeiros Chaves de Vasconcelos em 03/07/2013 (Setor para Contato: C.A. PATU - Departamento de Educação )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Rua Lauro Maia, s/n, Centro - Patu/RN | 59770-000 | patu@uern.br | (84)3361-2209
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^