Estágio Curricular


O objetivo é contribuir para a formação de um profissional reflexivo, pesquisador, comprometido com o pensar/agir diante das problemáticas educacionais evidenciadas nos espaços escolares e não escolares, locus de ação profissional do futuro licenciado. O Estágio configura-se, assim, como um espaço de produção do conhecimento que favorece à pesquisa e à extensão, através da troca de experiências entre os envolvidos no processo e do aprimoramento progressivo do conhecimento sistematizado, a partir da confluência das diversas atividades curriculares, não se limitando assim, à transferência linear da teoria para a prática.

O Estágio Supervisionado, na perspectiva de contemplar a formação do pedagogo, capaz de atender às demandas de uma realidade que se renova e se diferencia a cada dia, se apresenta, no decorrer do Curso, assim distribuído:

Estágio Supervisionado I – Desenvolvido na Educação Infantil, envolve o estudo, a análise, a problematização, a reflexão e a elaboração de proposição de soluções para as situações de ensinar, aprender e elaborar, executar e avaliar projetos de ensino, não apenas na sala de aula, mas também na escola, como instância formadora, e na sua relação com a comunidade.

Estágio Supervisionado II – Consiste no desenvolvimento e na execução de projetos, a partir de situações e de experiências práticas, visando a aprimorar a formação e a atuação profissional do futuro pedagogo em salas de aula do Ensino Fundamental – 1° ao 5° Ano – ou na Educação de Jovens e Adultos – EJA. A inclusão da EJA, nesse contexto, tem o propósito de flexibilizar e contemplar necessidades formativas profissionais e pessoais dos formandos em Pedagogia.

Estágio Supervisionado III – Neste estágio o aluno poderá vivenciar a construção de uma visão mais ampla de atuação na escola, na organização do ensino, na comunidade e na sociedade. Assim, será permitido-lhe optar entre as alternativas: 1)  dar continuidade – aprofundando e/ou ressignificando sua compreensão teórico-prática, no espaço escolar, tanto na sala de aula como na gestão escolar e coordenação pedagógica; 2) atuar como pedagogo em outros espaços onde ocorram práticas socioeducativas e que demandem o trabalho pedagógico, bem como na gestão dos sistemas educacionais  e de práticas socioeducativas diversificadas.


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