Apresentação



Foto do Campus Avançado de PatuNo ano de 1979, o médico Ednardo Benigno de Moura, sugeriu a criação de uma escola de nível superior na cidade de Patu/RN, quando em reunião no Rotary Club, momento em que era diretor dessa sociedade filantrópica. Depois da idéia discutida e consolidada, houve contatos com o deputado federal Vingt Rosado, onde o mesmo demonstrou um enorme interesse pela expansão da Universidade Regional do Rio Grande do Norte - URRN.  

No dia 07 de março de 1980, o presidente da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte - FURRN, através da portaria nº 080/80, criou uma comissão de professores para estudar a possibilidade da criação do Campus Avançado de Patu.  

No dia 01 de setembro de 1980, o CONSUNI aprovou a criação do Campus Avançado de Patu, e  no dia 04 de setembro de 1980 a criação do campus foi consolidada pelo decreto nº 176/80.  

No mês de janeiro de 1981 foi realizado o primeiro vestibular para ingresso em 3 cursos de nível superior: Ciências (atualmente Matemática), Ciências Contábeis e Pedagogia. No dia 11 de março de 1981, ocorreu a aula inaugural do Campus Avançado de Patu.  

No ano de 1997, através da portaria nº 1430/97 - GR/URRN de 04 de setembro de 1997, o Campus Avançado de Patu passou a ser denominado Campus Avançado Professor João Ismar de Moura - CAJIM.  

No início os cursos funcionaram em uma escola da rede municipal de ensino, a Escola Municipal Francisco Francelino de Moura. Em seguida, foi transferido para uma outra escola municipal, a Escola Municipal Raimundo Rocha. Mais tarde, foi definitivamente transferido para uma escola da rede estadual de ensino, Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes. Por aproximadamente 15 anos, o campus teve um funcionamento com extrema dificuldade, dado que suas instalações foram divididas com uma escola de ensino básico de 1º grau. Mas, a partir de 03 de maio de 1999, após a construção de um prédio para sediar a Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes, o Campus Avançado Prof. João Ismar de Moura, ganhou espaço para melhoria de sua infraestrutura, atividades administrativas e pedagógicas.  

No dia 19 de outubro de 2011, o CONSUNI e o CONSEPE, através da resolução nº 37/2011-CONSEPE, aprovaram a criação e funcionamento do Curso de Letras, modalidade Licenciatura,  com habilitação em Lingua Portuguesa e suas respectivas Literaturas, com previsão de inicio para o segundo semestre letivo de 2012.

No ano de 2012, por determinação judicial, através da portaria nº 2234/2012 – GR/UERN de 26 de março de 2012, com efeito retroativo a 12 de março de 2012, passa novamente a ser denominado Campus Avançado de Patu – CAP. 

O Campus Avançado de Patu conta atualmente com 46 professores, sendo 24 efetivos e 22 contratados, com as seguintes titulações: 3 doutores, 19 mestres, 22 especialistas e 2 graduados.

Conta com uma equipe composta por 14 técnicos-administrativos: 03 técnicos de nível superior e 11 técnicos de nível médio.

Possui 730 alunos, assim distribuídos: 119 em Matemática, 172 em Ciências Contábeis, 155 em Pedagogia, 109 em Letras e nos núcleos avançados pertencentes ao Campus, 24 em Ciências Contábeis no núcleo de Alexandria, 76 em Ciências Contábeis no núcleo de São Miguel, e 75 em Pedagogia no núcleo de Alexandria.

A estrutura física do CAP é composta por 18 salas de aula, 2 laboratórios de informática, laboratório de matemática, museu histórico e tecnológico, 8 gabinetes para os professores, sala de audiovisual, biblioteca, quadra esportiva, mini-auditório, auditório e cantina com área de convivência.

O Campus dispõe ainda de 4 veículos, sendo 2 Ducatos, 1 Fiat Uno Mille e 1 Toyota Etios.

O Campus Avançado de Patu, em sua área de abrangência beneficia alunos provenientes de 32 municípios, pois além de Patu, favorece mais 25 municípios no Rio Grande do Norte: Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Antônio Martins, Caraúbas, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Janduís, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Olho D'água do Borges, Pau dos Ferros, Pilões, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho de Santana, São Miguel, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Tenente Ananias e Umarizal, e 6 municípios na Paraíba: Belém do Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Catolé do Rocha e Riacho dos Cavalos.

O Campus de Patu assiste 2 Núcleos de Educação Superior: Alexandria e São Miguel.

 

Direção

Prof. Dr. Jozenir Calixta de Medeiros (Diretor)

Prof. Esp. Aluisio Dutra de Oliveira (Vice-Diretor)

Secretaria

Rizelda Ferreira da Silva (Secretária de Unidade)

Departamento de Ciências Contábeis

Prof. Esp. Benedito Manoel do Nascimento Costa ( Chefe)

Prof. Esp. José Luciano (SubChefe)

Departamento de Matemática e Estatística

Prof. Me. Francinário Oliveira de Araújo (Chefe)

Prof.ª Esp. Maria de Fátima Dutra (Subchefe)

Departamento de Educação

Prof.ª Ma. Soraya Nunes dos Santos Pereira (Chefe em Exercício)

Departamento de Letras

Prof.ª Ma. Claudia Maria Felício Ferreira Tomé (Chefe Pró-Tempore)

 

Logomarca comemorativa dos 31 anos do CAP

 

  

 

 

 

 

 

 

 

  


Atualizado por: Larissa de Almeida Medeiros em 31/08/2016 (Setor para Contato: C.A. PATU - Diretoria do Campus Avançado de Patu )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Rua Lauro Maia, s/n, Centro - Patu/RN | 59770-000 | patu@uern.br | (84)3361-2209
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^